Principais Pontos Turísticos da Cidade de Quatis

28/01/2015 2:15 am0 comentários

Biquinha

biquinha-quatis.jpg

Fonte Antônio Jacinto Sampaio Filho, marco zero do município. Diz a lenda que “quem bebe água da fonte fica preso até morrer”.
Local de parada de tropeiros e viajantes, hoje é atração turística pela boa água que oferece.
Dizem os antigos que ela apresenta sabores diferentes conforme a hora o dia. É comprovadamente água com qualidades terapêuticas.

Quando: Diariamente, das 7h às 22h

Localização: Esquina das ruas Dona Cirene e Faustino Pinheiro no Centro.

 

 

 


 

Feira da Roça

Muita gente considera a principal atração da cidade. Nesta feiras, turistas e moradores encontram produtos da roça, artesanato, cachaça produzida na região, mel, biscoitos, plantas medicinais, comida típica e forró. A Associação da Feira da Roça foi criada em 1985. Sua finalidade é a venda direta ao consumidor de produtos de pequenos proprietários rurais, como verduras, legumes, frutas, queijos, linguiça, mel, pinga. Inicialmente, suas atividades aconteciam em praça pública. Posteriormente, ganharam um terreno no qual construíram a atual sede. A partir de 1990, incluíram o artesanato local (bordados, crochê, doces e biscoitos caseiros) e as manifestações culturais da sabedoria popular, além de um restaurante. É o principal atrativo turístico do município. Espaço onde acontecem os eventos festivos e comemorativos da cidade.

Feira da Roça Quatis

Quando: Todo segundo e quarto domingo do mês, das 7h às 18h.

Localização: Rua Doutor Carlos Augusto Haasis, 59, Centro

 

 

 

 


 

Casario

O conjunto mais importante encontra-se no distrito de Ribeirão de São Joaquim. São casarões em estilo colonial, possibilitando ao visitante um recuo no tempo, isto é, ao Brasil do século XVIII. Como chegar: pela estrada Quatis / São Joaquim, sem asfalto, cerca de 17 km da sede. No centro histórico do distrito sede também podemos identificar casas ainda de pau a pique.

sao-joaquim-quatis.jpg

Localização: Rua Faustino Pinheiro e Av. N. Sra. do Rosário.

 

 

 

 

 


 

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de N. Sra. do Rosário foi construída em terras doadas em 1832 pelo fazendeiro Faustino Pinheiro e sua mulher. Em torno da então capela, surgiu o povoado que recebeu primitivamente o nome de Encruzilhada dos Quatis e, mais tarde, simplesmente Quatis. Tombada, é a única igreja de Quatis que mantém as características arquitetônicas de sua construção.

igreja-matriz-quatis.jpg

Localização: Rua Nossa Senhora do Rosário, Centro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Quatis

Tags:

Comentários